quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

DINÂMICA DA CHAVE - ORAÇÃO É A CHAVE



“Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei” (João 14:14).

Textos adicionais: I Reis 18:17-36; Atos 12:5-12; Marcos 11:24.


Material Necessário

2 cadeados pequenos e chaves

3 chaves velhas de tipos diferentes

1 porta-jóias (pode ser substituído por caixinha de papelão revestida com papel amarelo)

7 a 8 tipos de jóias (podem ser anéis, pedra preciosas, colar de pérolas etc.)



Modo de Preparar

Coloque as jóias na caixa. (Caso utilize a caixa de papelão, tente fechá-la colocando uma alça na tampa e na caixa para fechar com o cadeado. Caso utilize um porta-jóias com chave, será necessário apenas um cadeado.) Coloque etiquetas em cada chave, com as seguintes inscrições: DINHEIRO, FAMA, POBREZA. Coloque etiquetas também em cada jóia. As etiquetas das jóias devem conter as seguintes inscrições: "Ajuda na angústia", "Perdão", "Saúde", "Força".


NOTA: A chave que abre a caixa ou o cadeado que tranca a caixa deve conter uma etiqueta com a palavra ORAÇÃO.


Mensagem


Mostre um cadeado e sua forma de fechadura. Enquanto você abre e fecha esse cadeado com a própria chave dele, explique que existem muitas outras fechaduras que necessitam das suas chaves próprias para que possam ser abertas, como por exemplo: A porta da nossa casa, a fechadura do carro, a fechadura da mala, da loja, do portão etc.

Há, porém, um tipo de fechadura bem diferente dessas que aqui se encontram. Essa fechadura necessita de uma chave diferente também. É a fechadura do maravilhoso tesouro de Deus(coloque o porta-jóias sobre a mesa e não mostre a chave).

Bem, se este porta-jóias fosse o tesouro de Deus e você necessitasse de uma ou mais bênçãos, como ajuda na angústia, perdão ou força, como você poderia ter acesso a essas coisas?

Será necessário uma chave especial, uma chave própria para abrir esse tipo de fechadura (mostre que a caixa está fechada).

Vamos tentar agora descobrir qual é a chave especial que necessitamos para abrir o maravilhoso tesouro de Deus.


Primeira chave – DINHEIRO
O dinheiro pode comprar as bênçãos de Deus? (Tente a chave na fechadura.) O dinheiro nunca pode comprar o perdão ou a ajuda de Deus em tempo de angústia ou necessidade.



Segunda chave – FAMA
Algumas vezes você vê o filho de uma pessoa famosa e imagina que a chave da fama irá abrir a caixa do tesouro. Talvez seja o filho do prefeito ou do presidente, porém, ter pais famosos não irá abrir o cadeado.



Terceira chave – POBREZA
A pobreza irá abrir o tesouro? Não. O fato de ser pobre não implica em que o cadeado abra a caixa do tesouro.


Há apenas uma chave que pode abri-la. É a chave da oração (segure a chave correta, rotulada com a palavra ORAÇÃO).


Comente, em poucas palavras, como Elias usou a chave da oração para provar que Deus é o único Deus verdadeiro (I Reis 18:17-36) e como a Igreja orou pela libertação de Pedro (Atos 12:5-12).

(Abra a caixa e mostre algumas jóias que ela contém e leia as etiquetas coladas nessas jóias.)Jesus disse: "Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei" (João 14:14).

Primeiramente, peça para as meninas lerem o verso, depois para os meninos.


REFLEXÃO
A oração é a forma que temos para nos comunicarmos com Deus. Essa comunicação é tão importante como uma chave é para a sua fechadura. Através da oração, podemos abrir diferentes caminhos para a nossa vida, pois estaremos entregando nas mãos de Deus as nossas maiores necessidades. Devemos, portanto, falar com o nosso Deus diariamente e entregar a Ele a nossa vida. Então Ele abrirá a caixa de tesouros do Seu infinito amor para colocá-los à nossa disposição.

Vocês gostariam de falar com Deus diariamente? Orem sempre. A Bíblia nos aconselha: "Orai sem cessar" (I Tessalonicenses 5:17). Isso não quer dizer que devamos estar ajoelhados o tempo todo, mas sim, que devemos estar em comunhão constante com Jesus, recorrendo a Ele sempre que precisarmos, não importa o local, tendo a certeza da Sua companhia ao nosso lado, constantemente, para nos animar e ajudar. Esse é um privilégio que tem todo fiel seguidor do Senhor Jesus, pois Ele está sempre pronto a ouvir aqueles que O buscam.



DATAS COMEMORATIVAS


Seguindo os passos para o céu



Em João 14:1ao3 Jesus nos deixou uma promessa, que estava indo para o Pai, mais iria preparar lugar para todos nós na casa de Deus, e quando estivesse tudo preparado ele ia voltar pra nós buscar.

Mais tem algumas instruções que Jesus nos deixou que precisamos seguir.

Ele disse: Eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao pai se não for por mim.

Então quer dizer que Jesus é o caminho que precisamos  seguir para chegar a casa de Deus.

Quando vamos pra escola, pró trabalho ou para igreja tem um caminho que precisamos seguir, ir reto, virar, parar no semáforo, são tantas sinalizações para obedecer, são tantos passos que precisamos dar.

Assim tbm é o caminho que nos leva para céu, vc quer aprender quais os passos que devemos dar?

Então vamos lá.

Em Marcos (16:15) Jesus deixou uma ordem: Ide por todo mundo e fala das boas novas de salvação, fale do sacrifício na cruz, quem crer e for batizado será: Salvo.
Mais quem não crer está condenado a morte eterna.

Esse nosso primeiro passo
1° Aceitar Jesus
Quando cremos em Jesus e aceitamos ele como nosso Salvador estamos dando o primeiro passo para a Salvação.

O Segundo passo é reconhecer que somos pecadores e precisamos de perdão
2° Arrependimento
Arrepender-se das coisas erradas que fizemos, mentir, desobedecer... Precisamos pedir pra Jesus perdoar nossos pecados.  ( 1 Jo 1:9 e At 3:10)

3° Passo é Orar, por orar é falar com Deus. 
Precisamos falar com Deus, falar sobre a nossa vida, sobre nossos problemas, tristezas e alegrias, na oração podemos agradecer o que ele fez por nós, podemos pedir por algo que parece impossível como por exemplo curar alguém, podemos orar pelos missionários....  Bíblia fala que a oração de um justo pode muito em seus efeitos, justo é aquele que seus pecados já foram justificados por Cristo, aquele que faz a vontade de Deus. Cada vez que oramos chegamos mais perto de Deus e Ele mais perto de nós. ( Chegamos a Deus e Ele se chegará a vós)

4° Passo Amar: Amar a Deus sobre todas as coisas é amar as pessoas como amamos a nós mesmo. 
Esse maior mandamento, mais não podemos dizer que amamos a Deus se não amamos as pessoas, porque a Bíblia diz: Se diz que ama a Deus e não ama a Deus, você está mentindo, pq como odeia seu irmão que pode ver e diz que ama a Deus que não vê? 
Isso quer dizer que se dizemos que amamos a Deus devemos amar as pessoas e desejar o bem pra elas, querer pra elas o que quem os pra nós, e o maior bem que podemos desejar é que todas as pessoas encontrem com Cristo e sejam salvas.

5° Passo é obedecer, obedecer a quem?
Obedecer a palavra de Deus, e a palavra de Deus nos ensina a obedecer tbm os pais as pessoas que são responsáveis por nós ensinar, devemos obedecer a palavra de Deus pq ela é a lâmpada que ilumina o nosso caminho para o céu, ela nos ensina o que podemos fazer e o que não podemos fazer, e Jesus nos ensinou: Vós sereis meus amigos se fizer o que eu ensino pra vcs, e tudo que Jesus nos ensinou está na: Bíblia, isso mesmo.

6° Passo é ter fé, ter fé porque sem fé é impossível agradar a Deus
A fé é crer no impossível, é crer em Deus mesmo sem o ver, é crer que ele pode ouvir nossa oração, é crer que ele pode curar, e a fé é o passo indispensável para chegar ao céu, porque devemos crer que Jesus está preparando lugar na casa de Deus.

7° Perdoar. Perdoaaaarrr??? Sim perdoar.

Por se não perdoar quem nos ofendeu e faz algum mal pra gente, como vamos pedir pra Deus perdoar nossos pecados? 
Na oração do pai nosso que Jesus nos ensinou ele diz:
Perdoai a nossos ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
Isso quer dizer se não perdoamos nossos ofensores assim tbm Deus não vai nos perdoar.
Esse passo muito importante pra chegar ao céu pq precisamos do perdão dos nossos pecados. Nossa dívida com Deus muito maior do que a dívida das pessoas conosco. 

8° Passo é último é continuar: Continuar o que?

Continuar caminhando, na Bíblia fala perseverar, perseverar é continuar, continuar aceitando Jesus todos os dias, continuar arrependendo dos pecados, continuar, orando, continuar amando, obedecendo, continuar tendo fé, continuar perdoando, continuar seguindo Jesus todos os dias, mesmo que as pessoas digam não vale a pena, para de bobo isso não existe, você precisa continuar acreditando, acreditando que Jesus vai voltar e quando ele voltar às trombetas vão tocar no céu e vamos ouvir o som das trombetas e em um piscar e abrir de olhos vamos estar com Deus.

Esboço escrito por tia Débora Rodrigues.